NOTÍCIAS - Entenda como funciona a recontratação de funcionários

25 de outubro de 2021
Jornal Contábil

É importante analisar uma série de fatores para que a recontratação seja totalmente legalizada e o profissional volte a integrar o time completamente motivado.

 

Afinal, a recontratação de funcionários precisa ser benéfica para a empresa e para o colaborador que está tendo uma nova oportunidade.

Elencamos algumas dicas sobre o funcionamento da recontratação de funcionários, para que seja possível fazer o processo de forma totalmente legalizado.

Prazos para recontratação de funcionários

Não existe nenhum impedimento legal na recontratação de funcionários, no entanto, alguns prazos precisam ser respeitados.

 
 

De acordo com a Portaria 384/92, em seu artigo 2º do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), quando há a rescisão do contrato de trabalho sem justa causa, esse empregado só pode ser readmitido 90 dias a partir da data de rescisão.

Portanto, se a empresa precisar de mão de obra antes dos 90 dias, precisará contratar um outro profissional para ocupar o cargo.

Se a empresa faz a recontratação antes do período de 90 dias, esse vínculo pode ser considerado até mesmo fraude de seguro-desemprego.

O salário do colaborador também é outro cuidado que deve ser adotado. A empresa não deve pagar um salário menor na nova contratação quando comparado à contratação anterior.

 

O ideal é observar as regras da convenção da categoria, com o objetivo de evitar problemas futuros causados pela recontratação.

Procedimentos admissionais: existem diferenças?

Não existem diferenças em relação aos procedimentos admissionais de um profissional recém contratado e um profissional que foi recontratado.

A recontratação exige que todos os procedimentos admissionais sejam feitos corretamente, justamente para evitar problemas posteriores relacionados ao processo executado de forma equivocada.

Todos os documentos necessários para a contratação devem ser entregues novamente, mesmo que o profissional alegue não ter tido nenhuma alteração.

Fazer o procedimento corretamente é fundamental para evitar problemas judiciais no futuro por ter cometido erros.

Quando a recontratação é interessante?

É muito comum que em períodos de crise a empresa desligue bons profissionais, somente por causa da necessidade de cortar custos.

Essas situações geram a demissão de profissionais que futuramente poderiam contribuir para o crescimento da empresa. Por isso mesmo, é uma alternativa interessante a recontratação quando existe demanda para a atividade desempenhada pelo profissional.

 

Uma vez que a empresa já conhece seu perfil, já investiu em treinamento e sabe que o colaborador é o profissional mais indicado para a vaga.

 

Obviamente, é importante avaliar se não houve algum tipo de mágoa por parte do profissional que possa vir a interferir negativamente em sua performance após a recontratação.

Nesses casos, é importante procurar melhor no mercado para ter certeza de que está admitindo o profissional capaz de vestir a camisa e dar o seu melhor pela equipe.

É importante fazer novamente o processo seletivo?

Mesmo tendo interesse em recontratar um profissional, é importante que a empresa o convide para um processo seletivo.

 

Não é obrigatório ter outros participantes no momento, o objetivo do contato é observar se durante o período em que não trabalhava na empresa o profissional investiu em sua formação e se ele de fato está interessado em ocupar a vaga.

A conversa franca sobre as expectativas e necessidades para ocupar o cargo será fundamental para observar se de fato, a recontratação é uma boa decisão.

Muitos profissionais aproveitam o tempo livre após serem demitidos para investir na própria carreira e perceber essas mudanças será fundamental para reavaliar o perfil do colaborador. Identificando se é de fato a melhor pessoa para ocupar a vaga justificando a recontratação.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Av. Fábio Ferraz Bicudo, 1194 - Jd. Dona Lucilla

Indaiatuba / SP - CEP: 13331-494

Contato

(19) 3816-4010

Whatsapp

(19) 9.9904-5533

E-mail

contato@contalexcontabil.com.br

Sitecontabil © 2019 - 2024 | Todos os direitos reservados