RG - Novo RG: Veja o prazo que você tem para emitir o documento

23 de junho de 2022
Notícias Concursos

Com muita recorrência, documentos pessoais, a exemplo o RG, são fraudados no país. Embora nada justifique o crime, a segurança dos documentos ainda é precária. Pensando nisso, o Governo Federal liberou um novo modelo de identidade, que promete trazer mais proteção aos cidadãos.

A ação visa  reduzir o número de fraudes relacionadas a esses documentos, além de trazer mais praticidade para o dia a dia dos brasileiros, fazendo com que todos os registros estejam em um só documento. Dessa forma, vale frisar que a emissão do novo Registro Geral não substitui a obrigatoriedade da emissão de outros documentos.

Foi lançada também a versão digital do RG, o que facilita no momento do transporte, considerando ainda a possibilidade de unir os demais dados de identificação. Outra atualização trazida com a nova versão do RG diz respeito ao QR Code. Agora, o documento poderá ser autenticado de forma mais prática.

Dentre tantas mudanças, confira as principais:

  • Autenticação do documento através do QR Code;
  • Biometria obrigatória (impressão digital da pessoa);
  • Identificação se o titular é doador de órgão ou não;
  • Constará a naturalidade do cidadão;
  • Adoção do padrão internacional código MRZ (mesmo código que contém nos passaportes);
  • Presença do grupo sanguíneo e fator RH no documento;
  • Uniformização da Carteira de Identidade para todo território nacional.

Quando devo trocar o meu RG?

Os estados contam com a permissão de emitir o novo RG desde março deste ano, todavia, os órgãos de identificação dos estados têm até 2023 para se adaptarem as mudanças e conseguirem emitir o novo documento. Sendo assim, nem todos ainda estão habilitados com o novo sistema.

Caso queira saber se na sua região já está sendo emitindo o novo modelo de RG, busque informações junto aos órgãos de identificação como as Redes Poupa Tempo e Expresso Cidadão. Dessa forma, para contar com a nova versão, será necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento.

Por fim, vale destacar que o novo RG não terá obrigatoriedade de maneira imediata. Acontece que o novo documento somente será obrigatório em 2032. Sendo assim, a população tem um grande tempo para conseguir trocar o documento.

RG Digital já está disponível

O RG Digital já está disponível nos estados de Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo. Se você não mora em um desses locais, será necessário aguardar a implementação.

Isso porque, a legislação atual determina que cada estado seja responsável pela emissão do RG. Dessa forma, cada estado possui suas próprias definições, bem como podem ou não liberar a versão digital do documento .

Em suma, a ferramenta é um aplicativo disponibilizado para a população na versão Android e iOS.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Av. Fábio Ferraz Bicudo, 1194 - Jd. Dona Lucilla

Indaiatuba / SP - CEP: 13331-494

Contato

(19) 3816-4010

Whatsapp

(19) 9.9904-5533

E-mail

contato@contalexcontabil.com.br

Sitecontabil © 2019 - 2022 | Todos os direitos reservados